Notícias

CATOLICISMO ROMANO: Indulgência plenária a participantes da Jornada Mundial da Juventude

O papa Bento XVI determinou que concederá a todos os fieis que participarem das celebrações litúrgicas da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) o perdão total de suas penas temporais devidas a Deus, ou "indulgência plenária". 

A concessão foi publicada em um decreto divulgado pela sala de imprensa da Santa Sé, após um pedido do cardeal de Madri, o arcebispo Antonio Maria Rouco Varela, presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE) feito via Penitenciária Apostólica. 

A indulgência plenária, segundo o documento, será concedida a todos os fieis que participarem de qualquer atividade sagrada ou exercício piedoso do encontro. 

A intenção é que os jovens usufruam das graças decorrentes do envolvimento com as funções sagradas da JMJ. 

Segundo o texto divulgado, os jovens que se confessarem e estiverem "verdadeiramente arrependidos" receberão a Sagrada Comunhão e as orações da "Sua Santidade".

O decreto também prevê a concessão de indulgências parciais aos que, mesmo não comparecendo à Jornada, rezarem "com o espírito contrito" para que os jovens participantes do encontro se aproximem da "caridade" e para que tenham "força" de "anunciar com a própria vida o Evangelho". 

A atual JMJ ocorrerá em Madri entre 16 e 21 de agosto e tem como tema "Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé".

A iniciativa de concessão de indulgências também ocorreu na Jornada de 2005, na cidade de Colônia, na Alemanha.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios