
Um vídeo gravado em um centro de acolhimento de Agrigento, no sul da Itália, mostra um policial forçando dois jovens migrantes, um deles menor de idade, a se agredirem mutuamente para puni-los por uma tentativa de fuga.
A filmagem começa com o agente afirmando que eles são “hóspedes” e “devem respeitar a lei”. Em seguida, manda um dos migrantes dar um tapa no outro. O estrangeiro encosta de leve no rosto do colega, mas é agredido pelo policial.
O agente continua mandando os dois migrantes trocarem tapas, enquanto outros hóspedes do centro de acolhimento acompanham a cena em meio a risadas. O vídeo termina com um dos dois migrantes se agachando no chão com as mãos na cabeça.
O Ministério Público de Agrigento abriu uma investigação contra o policial, que não teve o nome divulgado, por suspeita de “abuso dos meios de correção”.
A Itália é um dos principais destinos dos migrantes e refugiados que se arriscam em travessias clandestinas no Mediterrâneo para chegar à Europa. Desde o começo do ano, mais de 5,8 mil deslocados internacionais já desembarcaram nos portos italianos.