A maneira como agentes da polícia italiana colocaram uma criança de 10 anos no interior de um de seus veículos para cumprir uma ordem de afastamento de sua mãe ordenada por um juiz causou grande polêmica na Itália.
O menor foi interceptado por policiais vestidos à paisana quando se preparava para entrar em seu colégio, na cidade de Cittadella, na província de Pádua, e, perante a resistência da criança, lhe pegaram pelos braços e pelas pernas utilizando a força para introduzi-lo em seu carro.
Os fatos foram gravados pela tia do menino e o vídeo foi divulgado ontem à noite no programa da televisão pública italiana Chi l'viu? ("Quem te viu?").
"Choveram" críticas, tanto na arena política como nas instituições do país, que expressaram sua indignação pela atuação dos agentes e pediram esclarecimento sobre as responsabilidades pelo incidente.
Segundo os meios de comunicação italianos, fontes policiais afirmaram que, quando os agentes chegaram ao colégio para recolher a criança, sua mãe e seus avôs tentaram impedi-los, enquanto o menino escapou correndo, e por isso tiveram que persegui-lo para poder cumprir a ordem de afastamento.
Segundo o jornal Corriere della Sera, que cita fontes ligadas à Promotoria de Pádua, após a decisão judicial que outorgava a tutela da criança a seu pai, este tinha tentado em várias ocasiões recolher o pequeno, mas não tinha sido possível.