Notícias

União Europeia cogita taxar Big Techs se negociações com EUA fracassarem

A União Europeia está pronta para impor um imposto sobre o faturamento com publicidade digital, medida que atingiria sobretudo as chamadas Big Techs, caso as negociações com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre as tarifas de importação fracassem.

A declaração foi dada pela presidente da Comissão Europeia, poder Executivo da UE, Ursula von der Leyen, em entrevista ao jornal britânico Financial Times.

“Estamos desenvolvendo ações retaliatórias e temos uma ampla gama de contramedidas caso as negociações não sejam satisfatórias. Um exemplo seria taxar as receitas com publicidade em serviços digitais”, declarou a alemã.

Trump havia anunciado um tarifaço de 20% contra a UE, que respondeu com um pacote de represálias em três etapas, mas as medidas foram suspensas por 90 dias após um recuo do presidente americano, já às voltas com uma guerra comercial contra a China.

“Não há vencedores nisso, apenas perdedores. Estamos vendo o custo do caos, os custos da incerteza que estamos experimentando serão pesados”, salientou Von der Leyen.

A chefe do Executivo europeu também disse que as tarifas de 25% contra US$ 20,9 bilhões em importações americanas, em retaliação contra a alíquota de 25% imposta por Trump sobre o aço e o alumínio, também serão acionadas de imediato caso as negociações fracassem.

“Todas as opções estão na mesa”, reforçou o comissário de Comércio da UE, Valdis Dombrovskis.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios