Notícias

União Europeia adota novas regras para reduzir emissões de veículos pesados

Os 27 países da União Europeia aprovaram definitivamente uma lei de metas para reduzir as emissões de dióxido de carbono para novos veículos pesados.

A aprovação veio na esteira de um acordo político atingido em janeiro com o Parlamento Europeu.

Itália, Polônia e Eslováquia votaram contra, enquanto a República Tcheca se absteve.

A nova lei determina um corte de 45% das emissões até 2030, de 65% até 2035 e de 90% até 2040, além da meta de 15% até 2025 já prevista nas normas atuais.

Os alvos da mudança serão os caminhões com mais de 7,5 toneladas e os ônibus privados.

Já para os ônibus urbanos está previsto um corte de 90% até 2030, e as emissões deverão ser zeradas até 2035. O bloco fará uma avaliação intermediária dos objetivos em 2027.

A pedido da Alemanha, foi acrescentado ao texto combinado com a Eurocâmara uma consideração para que o Poder Executivo da UE avalie a possibilidade de introduzir um registro de veículos comerciais pesados que funcionam exclusivamente com combustíveis neutros em CO2, dentro de um ano da entrada em vigor da determinação.

Nas redes sociais, a Comissão Europeia celebrou a aprovação: “Cidadãos terão ar mais limpo para respirar, especialmente em nossas cidades. Nós saudamos a adoção final hoje da regulamentação revisada em parâmetros para emissões de CO2”.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios