Notícias

Uefa apoia candidatura do italiano Gianni Infantino à Presidência da Fifa

A direção da Uefa decidiu, em reunião de emergência, apoiar a candidatura do secretário-geral, o italiano Gianni Infantino, à Presidência da Fifa. "Estamos encantados pelo fato de Gianni se candidatar", ele "tem nosso total apoio em sua campanha para se tornar presidente", informaram em nota.

Infantino agora "está no processo de submeter as nominações exigidas" de cinco federações que fazem parte da Fifa.

Decisão foi tomada pouco antes do prazo de inscrições terminar.

Infantino é um advogado que era tido como o braço direito de Michele Platini desde 2009 e pode substituir o presidente da organização, que foi suspenso provisoriamente pelo Comitê de Ética do organismo.

O cartola francês foi suspenso por 90 dias, assim como o líder da entidade máxima do futebol mundial, Joseph Blatter. A decisão foi tomada porque os dois estão sendo investigados pela Justiça da Suíça por conta de um pagamento de 2 milhões de francos suíços realizado em fevereiro de 2011 às custas da Fifa.

Blatter alega que o valor foi uma recompensa por serviços prestados por Platini entre janeiro de 1999 e junho de 2002, mas a distância entre a data dos supostos trabalhos e a do desembolso levantou a suspeita de que ele seja fruto de corrupção. Platini é o principal candidato à sucessão de Blatter nas eleições que serão realizadas em fevereiro do ano que vem, mas vê sua candidatura ameaçada por conta da denúncia.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios