A Agência do Território de Roma determinou que o conjunto de montanhas Marmolada, conhecido também como “Rainha das Dolomitas”, pertence à região de Trentino-Alto Ádige, encerrando uma disputa de décadas com o Vêneto.
Segundo o órgão, vale o decreto assinado pelo então presidente Sandro Pertini, em 1982, reiterado pelo Conselho de Estado, principal instância da Justiça Administrativa da Itália, em 1998, que reconhecia o maciço como sendo “trentino”.
A decisão tira os efeitos de um acordo firmado em 2002 pelos então governadores da província autônoma de Trento, Lorenzo Dellai, e do Vêneto, Giancarlo Galan, que modificava a fronteira regional dos Alpes italianos em favor dos vênetos.
A Agência do Território se pronunciou a pedido da Prefeitura de Canazei, em Trentino-Alto Ádige, e de funcionários da província de Trento que reivindicavam a revisão das divisas sobre a Marmolada. A decisão, no entanto, não agradou o governador do Vêneto, Luca Zaia.
“Tirem as mãos da Marmolada, a defenderemos com nossas unhas.
Defenderemos aquela fronteira, no sentido que diz respeito a estruturas, atividades econômicas e identitárias que são do Vêneto”, afirmou. A sentença dá a Trento a possibilidade de explorar o potencial turístico da “Rainha das Dolomitas”, que atrai todos os anos milhares de visitantes.