A famosa rede de sorveterias italiana Grom, conhecida pelos seus gelatos artesanais e cremosos, foi vendida para a multinacional anglo-holandesa Unilever, dona de marcas como Kibon, Arisco, Omo, Rexona e Seda.
A primeira loja da franquia foi aberta em 2003 por dois amigos de Turim, Federico Grom e Guido Martinetti, que continuarão tocando o dia a dia da rede.
"A Unilever e a Grom compartilham da mesma paixão pelo sorvete. Os consumidores continuarão a apreciar os mesmos sabores e a mesma qualidade do gelato que amam. Ao mesmo tempo, a Unilever favorecerá o acesso a novos mercados e ajudará a Grom a criar oportunidades de crescimento", afirmou Kevin Havelock, presidente da divisão de refrescos da multinacional.
Atualmente, a Grom tem 67 lojas espalhadas por toda a Itália e por cinco outros países: Dubai (Emirados Árabes), Jacarta (Indonésia), Los Angeles, Malibu e Nova York (Estados Unidos), Osaka (Japão) e Paris (França).
A Grom é apenas o último exemplo do êxodo de companhias tradicionais da Itália rumo a mãos estrangeiras. Os casos mais recentes são os da produtora de cimentos Italcementi, comprada pelo grupo alemão HeidelbergCement; da fabricante de pneus Pirelli, negociada com a estatal química ChemChina; e da Indesit, adquirida pela multinacional de eletrodomésticos Whirlpool Corporation.