Um terremoto de magnitude 4,6 na escala Richter foi registrado a poucos metros da cidade Campobasso, na região de Molise, e assustou os moradores do centro da Itália.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV), o epicentro do tremor ocorreu a dois quilômetros do município de Montagano e a 23 quilômetros de profundidade.
Até o momento, não há informações sobre vítimas ou danos estruturais significativos. Os bombeiros receberam vários chamados.
Outras centenas de pessoas foram de carro para outras cidades do interior. “Tínhamos medo e preferimos ficar no carro”, afirmaram alguns moradores que se afastaram dos centros populacionais e pararam seus carros em estacionamentos em áreas periféricas.
Os prefeitos de ao menos 30 municípios mais próximos ao epicentro anunciaram o fechamento das escolas. As instituições de Roma também ficarão fechadas, segundo o prefeito Roberto Gravina.
“Felizmente, a partir de uma primeira volta de reconhecimento, a situação parece ser boa: nenhum dano particular foi relatado. As verificações terão que ser feitas com mais detalhes, obviamente.
Muitos saíram às ruas: havia tanto medo, mas abrimos de imediato a nossa estrutura para quem quer dormir fora de casa”, afirmou o prefeito de Montagano, Giuseppe Tullo.
O terremoto também foi sentido na região vizinha de Abruzzo, ao longo da costa adriática. Até agora, mais 10 tremores secundários foram registrados em Molise, sendo que todos tiveram intensidade menores.