Notícias

Itália prende 10 black blocs por protestos contra Expo Milão

A Polícia de Estado da Itália prendeu 10 pessoas acusadas de depredação, saques e resistência a oficial público durante protestos de black blocs no dia de abertura da Expo Milão 2015, em 1º de maio.

 

Os mandados de prisão foram emitidos pela juíza de inquérito preliminar da capital da Lombardia, Donatella Banci Bonamici, e executados tanto na cidade como na Grécia. Os detidos são cinco anarquistas italianos e cinco gregos. Outros cinco indivíduos foram indiciados pelos mesmos crimes, mas responderão em liberdade.

 

Segundo a polícia, os investigadores analisaram e compararam mais de 600 GB de material fotográfico e em vídeo para identificar os suspeitos. "O dia 1º de maio já foi há mais de seis meses, mas antes tarde do que nunca", comentou o governador da Lombardia, Roberto Maroni.

 

Nas manifestações contra a realização da exposição universal, ao menos 44 carros, 18 vitrines de lojas e 10 agências bancárias foram destruídos pelos black blocs. "Eles criaram uma situação de autêntico terror no centro da cidade por cerca de três horas, recorrendo sistematicamente a atos de vandalismo", diz a ordem de prisão assinada pela juíza Bonamici.

 

Com o tema "Alimentando o planeta: energia para a vida", a Expo Milão 2015 ocorreu de 1º de maio a 31 de outubro de 2015 e recebeu mais de 21 milhões de visitantes.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios