Notícias

Silvio Berlusconi garante apoio a segundo turno de eleição afegã

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, garantiu hoje que seu país e toda a comunidade internacional darão suporte para que o segundo turno da eleição presidencial afegã seja realizado.

O premier parabenizou o "povo pela paciência e perseverança demonstradas durante todo este longo processo eleitoral". Além disso, pediu aos líderes afegãos que, passados os comícios, "levem adiante um programa que possa assegurar a edificação do país".

 

A Comissão Eleitoral Independente do Afeganistão informou que, após analisar denúncias de fraude no pleito realizado em 20 de agosto, decidiu impugnar votos que dariam a vitória ainda no primeiro turno ao atual presidente, Hamid Karzai.

 

Com isso, uma nova votação foi convocada para 7 de novembro, quando Karzai enfrentará o ex-chanceler Abdullah Abdullah. Por esta razão, a Itália anunciou que manterá os cerca de 400 soldados enviados ao país para o primeiro turno.

Berlusconi também elogiou Karzai. "Aprecio as declarações do presidente. Durante o longo e difícil processo eleitoral, ele demonstrou dotes de estadista, e seu governo merece os agradecimentos do povo afegão e da comunidade internacional por ter conseguido realizar eleições nas circunstâncias mais difíceis", opinou.

Em uma nota oficial, o primeiro-ministro avaliou positivamente "o trabalho da Comissão Eleitoral Independente e da Comissão sobre Recursos Eleitorais", que conseguiram, apesar das denúncias de fraude, garantir a legitimidade da disputa.

"Aprecio o empenho de todos os candidatos presidenciais que participaram das eleições e espero que cada um deles exerça um papel a serviço do futuro do país", disse o chefe de Governo italiano.

Na avaliação de Berlusconi, as eleições foram "competitivas, mas não divididas", e representaram "uma grande prova de coragem do povo afegão", sobretudo por causa "das condições de insegurança em algumas áreas do país".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios