Notícias

Silvio Berlusconi diz que possível cassação é “golpe no coração da democracia”

O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi criticou a decisão da comissão especial parlamentar de propor ao Senado a cassação de seu mandato. Segundo ele, a decisão afeta o "coração da democracia".

"Quando se viola o Estado de Direito, atinge-se o coração da democracia", disse o ex-premier, ressaltando que o acontecimento representa a clara "eliminação de um adversário por vias judiciárias". "A democracia de um país é medida pelo respeito das leis fundamentais criadas para proteger todo cidadão", comentou Berlusconi.

Segundo fontes locais, a comissão especial de senadores aprovou por 15 votos a 8 a proposta de enviar para o plenário do Senado o pedido de cassação de Berlusconi. Os 15 votos favoráveis à cassação foram do Partido Democrático (PD), do premier Enrico Letta; Scelta Civica, do ex-premier Mario Monti; e do Movimento 5 Estrelas (M5S), do comediante Beppe Grillo. Os contrários foram do Partido Democrático (PDL), do próprio Berlusconi; da Liga Norte e das Grandes Autonomias e Liberdades (Gal).

Já o chefe de bancada do PDL no Senado, Renato Schifani, garantiu que Berlusconi "permanecerá, de qualquer forma, sendo o líder indiscutível da centro-direita".

Berlusconi foi condenado em última instância a quatro anos de prisão por fraude fiscal. A pena foi reduzida a um ano, que pode ser cumprida com reclusão domiciliar ou trabalho comunitário. Devido às condenações, ele corre o risco de perder seu mandato no Senado. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios