
O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, enviou uma carta ao presidente norte-americano, Barack Obama, na qual confirma aceitar a realização de uma cúpula internacional sobre o aquecimento global em La Maddalena, Itália, em julho.
Na carta, Berlusconi agradece a Obama pela iniciativa e enfatiza que as questões sobre as mudanças climáticas são um desafio fundamental, que será enfrentado com total empenho, visto que o destino do planeta e das futuras gerações depende de uma mudança nos processos de produção.
Na semana passada, a Casa Branca anunciou o plano de Obama de realizar uma reunião sobre as mudanças climáticas.
Um primeiro encontro deverá ocorrer entre os dias 27 e 28 deste mês, nos Estados Unidos, e um segundo em julho na Itália, paralelamente à Cúpula do G8 (grupo formado pelos países mais industrializados do mundo).
Obama convidou os líderes de Brasil, Itália, Austrália, Canadá, China, Coreia do Sul, França, Alemanha, Japão, Grã-Bretanha, Índia, Indonésia, Rússia e África do Sul e afirmou que conversaria com o premier italiano para viabilizar a reunião de La Maddalena.
Os dois encontros também serão preparatórias à conferência mundial sobre o clima, que acontecerá em dezembro em Copenhague, Dinamarca.