Notícias

Secretário Nacional do partido PDL, Angelino Alfano diz que fará primárias para próximas eleições

O vice-premier italiano e secretário nacional do Povo da Liberdade (PDL), Angelino Alfano, afirmou que seu partido promoverá primárias nas próximas eleições, em um gesto de oposição ao ex-líder Silvio Berlusconi, que sempre foi o responsável por indicar os candidatos do PDL ao governo.

"A minha ideia não mudou desde 2012, quando lançamos as primárias. Nas próximas eleições, nosso candidato deverá ser escolhido através de primárias, da maneira mais aberta possível", disse Alfano, em uma entrevista ao jornalista Bruno Vespa e se referindo, especialmente, ao futuro candidato a primeiro-ministro da Itália. "O nosso partido sempre foi um grande movimento de prevalência moderada. Não é um artigo que pode terminar mãos de um extremista. Berlusconi não é [extremista], mas corre o risco de, na gestão prática e cotidiana, assumir esse rumo", criticou Alfano.

No mês passado, Berlusconi ressuscitou o partido Forza Italia, criado por ele há 20 anos. A volta da legenda foi vista como um desfecho do racha registrado no PDL, partido que comanda desde 2007. A decisão de retomar a Forza Italia ocorreu após Berlusconi perder apoio de membros do PDL, principalmente de parlamentares liderados por Alfano, em uma manobra política de chantagem ao governo do primeiro-ministro Enrico Letta.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios