
A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, recebeu o rei Charles III, em Roma, no terceiro dia de sua visita de Estado para reforçar os laços entre as nações.
O encontro ocorreu na Villa Doria Pamphilj e teve duração de pouco menos de uma hora.
Até o momento, não há informações oficiais sobre o conteúdo discutido entre os líderes.
O vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, e seu homólogo britânico, David Lammy, também estiveram presentes.
Ao chegar no local, Charles III voltou a ser recebido com uma cerimônia repleta de pompa, incluindo guarda a cavalo, após já ter sido homenageado com honras militares e um sobrevoo conjunto com as patrulhas acrobáticas da Força Aérea da Itália, as “Frecce Tricolori”, e a Red Arrows, do Reino Unido, durante visita ao presidente italiano, Sergio Mattarella.
Grande amante de jardins, o monarca britânico ficou admirado diante do “Jardim Secreto” e observou “com espanto” a plantação que se ergue no terraço atrás do Casino del Bel Respiro, decorado com sebes perenes, que lembram os símbolos da família Pamphilj, a pomba e o lírio, com a fonte de Vênus no centro.
Na lapela do paletó, o soberano estava usando o broche de Cavaleiro da Grã-Cruz da Ordem do Mérito da República Italiana, recebido ao ser condecorado com a mais alta honraria do país.
Logo após ver Meloni, Charles III se reuniu com Mattarella no antigo complexo de Mattatoio, na capital da Itália, onde assistiu a uma apresentação teatral e conheceu estudantes de atuação da Academia Nacional de Artes Dramáticas Silvio d’Amico, para aprender sobre a influência significativa de William Shakespeare na cultura italiana.
Charles III e sua esposa, a rainha consorte Camilla, também visitaram o Parque Arqueológico do Coliseu, um dos principais monumentos da Itália, e depositaram uma coroa de flores no Túmulo do Soldado Desconhecido, no Altar da Pátria.