Notícias

Região italiana da Toscana pede “estado de emergência” por mau tempo

O governador da Toscana, Eugenio Giani, pediu que o governo da premiê Giorgia Meloni decrete estado de emergência por conta da onda de mau tempo que provocou inundações e deslizamentos de terra por toda a região.

Segundo Giani, isso garantiria “intervenções rápidas nos municípios atingidos”.

“Peço ao governo o reconhecimento do estado de emergência nacional”, diz um comunicado assinado pelo governador de centro-esquerda. “Estamos enfrentando uma situação muito séria, com grande empenho de nossa Defesa Civil”, acrescentou.

As chuvas torrenciais na Toscana provocaram uma cheia no Rio Arno, que corta cidades como Florença e Pisa, mas sem transbordamentos. Diversos municípios da região, no entanto, registraram alagamentos e deslizamentos.

Segundo o comando da Província de Florença, há mais de 1,4 mil pessoas isoladas em pelo menos 13 cidades: Barberino di Mugello, Borgo San Lorenzo, Calenzano, Capraia e Limite, Fucecchio, Lastra a Signa, Marradi, Palazzuolo sul Senio, Rufina, Scandicci, Scarperia e San Piero, Sesto Fiorentino e Vaglia.

“A situação está melhorando na cidade de Florença, mas é crítica em muitos municípios da região metropolitana, com áreas isoladas e zonas ainda com muita água”, disse a prefeita florentina, Sara Funaro.

Por conta do mau tempo, uma partida entre Pisa e Mantova pela Série B do futebol italiano foi suspensa neste sábado. Até o momento, no entanto, não há registro de mortes.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios