
O governador do Piemonte, Alberto Cirio (FI), anunciou neste sábado (2) que irá disponibilizar um “bônus” para ajudar a reabertura das empresas da região italiana a partir do dia 4 de maio, quando iniciará a chamada “fase dois” na luta contra a pandemia do novo coronavírus no país.
Batizada de “Bônus do Piemonte”, a medida prevê uma contribuição não reembolsável de 2,5 mil euros para restaurantes, sorveterias, bares, esteticistas, cabeleireiros, salões de dança e discotecas. Já para pizzarias, restaurantes sem administração e centros de bem-estar (Spa), a ajuda será de 2 mil euros.
Os taxistas e empresas de locação de carros contarão com um bônus de mil euros. Essa verba será destinada a 2.280 pessoas.Ao todo, a iniciativa totaliza 88 milhões de euros e exige que o valor seja creditado diretamente na conta corrente das empresas.
“Obrigado pelo grande sinal que a região dá ao nosso setor, demonstrou sensibilidade a um sentimento que agora é de desespero”, afirmou Maria Luisa Coppa, presidente da Ascom, uma associação de comerciários, durante coletiva com Cirio.
“Sabemos que um retorno da infecção significaria novos fechamentos, portanto, prestaremos o máximo de atenção à segurança, como organização. Não haverá descuido”, acrescentou ela, ressaltando que é preciso haver “pressão sobre os clientes nessa frente”.
O governador do Piemonte também determinou o uso obrigatório de máscaras “em todos os lugares fechados com acesso público”.
Desta forma, será necessário usar a proteção em escritórios e transportes públicos, onde estarão disponíveis gratuitamente para quem entrar, além de lojas e supermercados. A regra também é válida para quem visitar familiares.