
A "squadra azzurra" faz os últimos preparativos para o jogo das 16h00 no horário de Brasília contra a vice-líder Irlanda, que é dirigida pelo italiano Giovanni Trapattoni, em Bari.
Diferentemente do que ocorreu no duelo contra a seleção de Montenegro, quando Marcello Lippi definiu no início das atividades a equipe titular, desta vez, por causa de possível cansaço muscular, o ataque ainda não está definido. A principal dúvida é entre Iaquinta e Rossi.
Novamente a Itália entrará com o sistema ofensivo, contando com laterais que atacam e com volantes que são bons armadores também.
O goleiro será Buffon, na zaga entrarão Zambrotta, Cannavaro, Chiellini e Grosso, tanto o primeiro quanto o último normalmente atuam ofensivamente. No meio de campo De Rossi, Palombo e Pirlo farão revezamento para defender e para municiar o ataque, e na frente, provavelmente, terão os rápidos Pepe e Pazzini ao lado do artilheiro Iaquinta.
A Itália está em primeiro lugar no grupo 8 das eliminatórias européias, dois pontos na frente da rival de hoje, e se vencer abrirá cômoda vantagem para garantir de forma direta a vaga para a Copa do Mundo de 2010. Caso empate a situação ainda será boa, mas se perder ficará em situação deicada.