Notícias

Reconstrução após terremoto na Itália custará 12 bilhões de euros

Rachaduras são vistas em casa de Sant'Eusanio ForconeseA reconstrução da região de Abruzzo, centro da Itália, atingida por um forte terremoto na semana passada, deve custar ao menos 12 bilhões de euros (cerca de R$ 35,2 bilhões), informou o ministro do Interior italiano, Roberto Maroni.

As estimativas iniciais de gasto na reconstrução apontavam para algo entre 2 e 3 bilhões de euros. O tremor de terra que atingiu o centro do país no dia 6 deixou 294 pessoas mortas e aproximadamente 40 mil desabrigados.

 

Dos 1.467 edifícios atingidos pelo terremoto, 53% são considerados habitáveis – o resto está condenado pelo menos temporariamente, segundo a Defesa Civil do pais.

 

O governo de centra-direita afirmou que vai oferecer incentivos para quem usar tecnologia anti-sísmica e prometeu uma ajuda mensal aos moradores que perderam seus empregos.

O governo afirmou que prevê que ainda terá pessoas vivendo em tendas até o próximo inverno (fim do ano no Brasil), que é muito rigoroso na região de Abruzzo. "Muitas famílias poderão voltar assim que tudo estiver mais seguro", afirmou Agostino Miozzo, da Defesa Civil.

"Nós faremos o possível para que até o final de outubro as pessoas que vivem em tendas possam estar em outra situação melhor", disse Miozzo. As soluções possíveis incluem realocar as famílias para prédios vazios ou casas pré-fabricadas.

 

Nos próximos dias, o governo do premiê Silvio Berlusconi deve aprovar medidas que podem incluir novas taxas para esforços de reconstrução. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios