
A Rádio Italiana participou da vernissage de um dos mais importantes pintores e escultores do Brasil, o ítalo-brasileiro Glycério Carnelosso, que acontece na APBA – Associação Paulista de Belas Artes.
A mostra intitulada "Pinturas de Uma Vida", reúne obras desde o período de seu aprendizado até suas últimas pinturas.
Aos 87 anos, Carnelosso é considerado com um dos mais representativos artistas plásticos vivos.
Estiveram presentes no evento, várias personalidades das artes, como o pintor e escultor Roberto Stavale, o restaurador Roberto Mitshuchi, o colecionador Francisco Damico, o presidente da APBA Maurício Ferreira, o cantor lírico do teatro municipal de São Paulo, David Marcondes, entre outros.
Glycério Geraldo Carnelosso, de orgiem vêneta, nasceu em 5 de dezembro de 1921, na cidade de Boa Esperança do Sul, no Estado de São Paulo. Seu pai Luiz Carnelosso era sapateiro, e sua mãe, Rosa Carnelosso, cuidada da casa e dos dois filhos.
Aos 15 anos já era exímio desenhista e uma professora de sua irmã levou-o até o professor Alfredo de Barros Santos, então diretor do Instituto Profissional Masculino, situado na rua Piratininga. Ao perceber o talento de Carnelosso, o diretor abriu imediatamente vaga e durante anos o jovem foi orientado e estimulado por dois grandes mestres: o pintor José Barchitta e o escultor Laurindo Galante.
Foi aluno de Angelo Simeone. Tornaram-se amigos e conviveu com o pintor italiano até a sua morte. Viajou para a Europa com Simeone e mais três amigos pintores, Procópio Zorline e Pelegata.
Na Itália, pintou ao ar livre e guarda excelentes recordações dessa época, bem como telas pintadas no "Velho Mundo", explicou Carnelosso á Rádio Italiana.
A exposição "Pinturas de Uma Vida", ficará em cartaz até o próximo dia 03 de julho, na APBA – Associação Paulista de Belas Artes, na Rua Conselheiro Crispiniano, 53, no Centro de São Paulo.