
Uma pesquisa revelou que 56% dos italianos estão convencidos de que as vacinas podem causar com frequência efeitos colaterais graves ao organismo.
O estudo foi realizado pela Comissão Europeia e confirma a disseminação do sentimento antivacinação em todo o bloco. Segundo o levantamento, 48% dos cidadãos da União Europeia acreditam em efeitos colaterais graves e frequentes.
No caso da Itália, 32% das pessoas acham que as vacinas enfraquecem o sistema imunológico e 34% creem que elas podem causar a doença que deveriam combater.
“São percepções erradas que precisam ser enfrentadas. A Europa é a região do mundo com o nível mais baixo de confiança na segurança e eficácia das vacinas, e isso é um risco para a saúde pública”, disse à agência Ansa o comissário europeu para Trabalho, Crescimento e Investimentos, Jyrki Katainen.
A queda da cobertura vacinal na Itália já provocou surtos de doenças como meningite bacteriana e sarampo e fez o governo anterior aprovar uma lei que impede crianças sem a vacinação em dia de frequentarem escolas infantis e creches.