Notícias

Esperança retorna à cidade de l’Aquila, após a reconstrução de bicas do monumental chafariz

As 99 bicas do monumental chafariz aquilano voltaram a jorrar água. "Um acontecimento para a cidade e um sinal de esperança, disse a presidente do FAI (Fundo Ambiental Italiano), Ilaria Borletti Buitoni, ao cortar a fita. O nosso empenho é um sinal de esperança após a tragédia de 6 de abril de 2009. O centro da cidade ainda está com feridas expostas, mas a água que volta a jorrar desta fonte simboliza o desejo para uma reconstrução rápida''. 

A cerimônia também contou com a presença do prefeito Massimo Cialente, do arcebispo Giuseppe Molinari e do piloto de Fórmula 1, Jarno Trulli. 

A fonte de 99 bicas é o primeiro monumento que retoma seu antigo esplendor no centro histórico de l'Aquila, após a consolidação e restauração financiadas pelo FAI.

A devolução do monumento à cidade teve um evento na Basílica de Collemaggio – onde se apresentaram os trabalhos realizados pelo FAI – e depois diretamente no monumento-símbolo da capital do Abruzzo, que foi danificado pelo terremoto de 2009.

O terremoto de abril de 2009, que devastou o Abruzzo, deixou um saldo de 300 mortos, 1.600 feridos e 50 mil desabrigados.

'Símbolo e orgulho da cidade de l'Aquila e dos seus habitantes, humilhada e ferida pelo terremoto de 6 de abril de 2009'', diz a placa descoberta por um prefeito emocionado, Massimo Cialente, que cortou a fita inaugural junto com a presidente do FAI, Ilaria Borletti Buitoni.

O presidente da República, Giorgio Napolitano, enviou um telegrama manifestando sua alegria pela devolução do monumento à comunidade local, ''como símbolo concreto do renascimento cultural e civil de seu território''.

O financiamento de cerca € 750 mil proveio em parte de patrocínio e assinaturas e as obras foram concluídas pela empresa local Edimo Restauri.

''Nos sentimos próximos aos aquilanos e às regiões atingidas pelo terremoto, disse Buitoni. É um direito deles pedir que o centro histórico seja reconstruído. A restauração das 99 bicas, símbolo e identidade para a cidade, é uma esperança''.

Para Cialente, ''é um passo importante porque os monumentos mais valiosos devem ser devolvidos à comunidade como eram e onde estavam. Também queremos saber se o governo pretende manter os acordos sobre a reconstrução''. 

Entre os principais parceiros da restauração deste monumento, cujo custo total foi de € 750 mil, está a associação Abruzzo nel cuore criada por Jarno Trulli, piloto de Fórmula 1, que também participou da inauguração.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios