Notícias

Primeiro-ministro italiano Enrico Letta mostra preocupação com instabilidade política

O premier italiano Enrico Letta, do Partido Democrático (PD) alertou sobre os riscos da instabilidade política do país, justamente no momento em que o país começa a dar sinais de recuperação da crise econômica que o afeta desde 2008. "Do tema estabilidade e instabilidade depende tudo. Não podemos ter instabilidade baseada nos jogos políticos. Esses jogos podem minar a nossa recuperação econômica", comentou Letta.

A instabilidade política por que passa a Itália se deve ao fato de que o ex-premier e atual senador Silvio Berlusconi, do Partido Povo da Liberdade, após ter sido condenado a quatro anos de prisão e a cinco anos de afastamento de cargos públicos, ameaça retirar seu apoio ao partido de Letta, caso o Senado casse o seu mandato. Haverá uma votação na próxima quarta-feira, no Senado italiano, para decidir se Berlusconi será cassado ou não. "Eu acho que ninguém assumirá a responsabilidade de mandar pelos ares o governo porque é uma responsabilidade muito grande e depois vai ter que se explicar aos italianos".

Letta ainda alertou que, em caso de queda do governo, a Itália terá de se submeter a uma tutela da União Europeia. "Não há dúvida de que, se o governo cair, a lei de estabilidade será escrita em Bruxelas – e por um motivo muito simples: possuímos a mesma moeda".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios