O líder do Movimento 5 Estrelas (M5S) e ex-comediante, Beppe Grillo, declarou que em 2014 irá propor a realização de um referendo sobre a permanência da Itália na zona do euro e na União Europeia (UE).
"A Europa tem que ser repensada. Nós vamos informar os cidadãos por um ano e, em seguida, realizaremos um referendo para dizer sim ou não ao euro e à Europa", declarou Grillo em um comício na cidade de Mirandola, atingida pelo terremoto de maio de 2012.
O líder do M5S citou como exemplo o referendo que está sendo discutido no Reino Unido, que irá questionar os cidadãos britânicos sobre a permanência de Londres na UE.
"Sobre o euro e sobre a Europa os britânicos nos ensinam a democracia. Nenhum partido pode reivindicar o direito de decidir por 60 milhões de pessoas", disse o ex-comediante. "Esses políticos são parasitas, provincianos e amadores, estão tentando ganhar tempo porque eles não sabem o que fazer. Em setembro ou outubro tudo vai colapsar e nós estamos prontos para mandá-los para casa", afirmou Grillo.