Blog do BottoNotícias

Primeira mulher a presidir o Consulado Italiano do Paraná e de Santa Catarina chegará em junho

Os ítalo-brasileiros da região Sul vivem a expectativa pela chegada da nova cônsul, Eugenia Tiziana Berti, que deve assumir em 8 de junho de 2023. Na despedida, Salvatore Di Venezia, que deixou o cargo de cônsul-geral no final de março, recebe homenagens e voltar para Roma, onde deve se aposentar.

No momento, a vice-cônsul, Maria Salamandra, assume o comando interino do Consulado. Em Curitiba, um dos grandes legados de Di Venezia foi a aquisição da nova sede do Consulado, que ocupa dois andares de um sofisiticado edifício próximo ao centro da capital paranaense. Antes da partida, ele recebeu Menção Honrosa na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), como reconhecimento de seu trabalho nos últimos anos.

Di Venezia também foi homenageado com uma placa de agradecimento por seu legado, durante Assembleia Ordinária do Comites – Comitato degli Italiani all’Estero para Paraná e Santa Catarina, comandada por Eduardo Bonetti, presidente do Comites. Entre os tópicos da reunião – última com a participação de Di Venezia – foi salientada a valorização de ítalo-brasleiros que trabalham na zona rural, aproximando-se dos agricultores e das associações locais.

A Assembleia confirmou o encaminhamento do sportello consular, um departamento que apoiará o Consulado Honorário de Florianópolis, contando com o respaldo do governo de Santa Catarina. Durante sua gestão, Di Venezia sempre ressaltou a importância da rede de agentes e correspondentes para suporte dos serviços consulares, considerando o sportello uma conquista significativa para a comunidade ítalo-brasileira da região Sul.

Em Curitiba, a chegada de Eugenia Tiziana Berti é aguardada com entusiasmo, visto que será a primeira mulher a dirigir o Consulado Italiano do Paraná e de Santa Catarina. Natural de Frosinone (Lácio), Eugenia é casada, sendo cidadã italiana e sueca. Atualmente, reside em Roma, trabalhando no Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional – Maeci. A nova cônsul apresenta um perfil literário: já escreveu dois livros de poesia (Ortogonali I e II), além de gostar de fotografia e atuar em projetos culturais. Sua chegada é aguardada para 8 de junho, em Curitiba, Paraná.

(Por Roberta Gonçalves)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios