O presidente italiano Giorgio Napolitano visitou em Roma no Museu Vittoriano, a mostra fotográfica "Fotografando-nos, 60 anos de vida italiana nas imagens da ANSA" (em tradução livre) que já foi inaugurada.
"O arquivo fotográfico da ANSA é um patrimônio único, um patrimônio de todo o país, é justo que seja valorizado e deve ser considerado de grande valor para a história da Itália", disse o presidente italiano.
O chefe de Estado foi recebido pelo presidente da ANSA, Giulio Anselmi, pelo administrador delegado Giuseppe Cerbone, pelo diretor Luigi Contu e pelo presidente da Fundação Vittoriano, Alessandro Nocosia.
A exposição oferece uma seleção de algumas centenas de fotos escolhidas entre as mais de 4 milhões e meio de imagens dos arquivos da agência de notícias italiana, dos anos 40 até os dias de hoje, entre grandes eventos, costumes e crônica.
A mostra está dividida em seções, uma por década e cada período é representado por uma imagem feminina símbolo daqueles anos e por um texto assinado por uma personalidade da época.
Para a década de 40 temos a atriz Ana Magnani e o ex-premier Giulio Andreotti, nos anos 50 a apresentadora de televisão Nicoletta Orsomando e o escritor Alberto Arbasino, nos anos 60 a cantora Mina e o cantor e compositor Gianni Morandi, para os 70 a ex-presidente da Câmara dos Deputados Nilde Jotti e o cineasta Ettore Scola, para os 80 a Prêmio Nobel de Medicina Rita Levi Montalcini e o estilista Giorgio Armani, os 90 com Maria Rosaria Costa, viúva do policial Vito Schifani morto pela máfia, e o constitucionalista Gustavo Zagrebelsky, e para representar o novo milênio temos a nadadora Federica Pellegrini e o ex-presidente Carlo Azeglio Ciampi.
A mostra poderá ser visitada até 11 de dezembro.(ANSA)