
O presidente italiano, Giorgio Napolitano fez um apelo para que as empresas invistam na Itália para ajudar o país a sair da crise econômica. "Para relançar o crescimento e promover o desenvolvimento nacional é indispensável que as empresas intensifiquem os investimentos no nosso país apontando para a inovação dos processos produtivos e o desenvolvimento da potencialidade do sul [da Itália]", afirmou Napolitano em uma mensagem para a empresa Ntv (Nuovo Transporto Viaggiatori) no lançamento do trem Italo.
A Ntv é uma empresa privada de transporte ferroviário que será concorrente da estatal Trenitalia no setor de trens de alta velocidade, e seu presidente é o também chefe da Ferrari, Luca di Montezemolo.
"Apreciamos a decisão do governo de nomear uma autoridade confiante nos transportes", afirmou Montezemolo no evento de apresentação do novo trem.
Atualmente a dívida pública italiana é equivalente a 120% do Produto Interno Bruto (PIB) e foi obrigada a tomar medidas de austeridade para combate a crise econômica que atinge toda a Europa.