
O presidente da República da Itália, Giorgio Napolitano, enviou de Roma uma mensagem para a recém eleita presidente do Brasil, Dilma Roussef, e afirmou que sua eleição "tem um valor simbólico para todas as mulheres do mundo, não só para as brasileiras".
"Ao receber a noticia da sua eleição à Presidência da República Federativa do Brasil desejo as minhas mais calorosas e sinceras congratulações. Tenho certeza que o seu exemplo será um importante estímulo para a plena participação do mundo feminino no avanço do processo democrático e civil de seus países", disse o presidente italiano.
"O Brasil e a Itália estão ligados por vínculos antigos entre seus povos, sua história e cultura. Tenho certeza que poderemos valorizar juntos o que une, aprofundando as relações bilaterais e intensificando a cooperação multilateral também no quadro do nosso compromisso mútuo em reforçar as relações entre a União Européia e a América Latina e em operar construtivamente no âmbito do G20 [grupo dos países mais desenvolvidos e os emergentes]", escreveu o Chefe de Estado no documento.
"Estou certo que, sob o seu comando, a República Federativa do Brasil – seguindo o caminho dos sucessos históricos já alcançados, consolidará ulteriormente o próprio desenvolvimento e, graças ao dinamismo de sua economia, saberá garantir maior bem estar ao seu povo", afirmou ele.
Napolitano disse que "olhamos para o Brasil, de forma geral, como um ator de primeiro plano no cenário internacional e como um sócio determinante para assegurar ao mundo um desenvolvimento pacífico, sustentável e solidário".
"Ao renovar os melhores votos de sucesso para o seu alto mandato, desejo, em um futuro próximo, ter a oportunidade de encontrá-la pessoalmente", concluiu o presidente.
A candidata do PT, Dilma Roussef, venceu o segundo turno das eleições presidenciais, realizado ontem (31 de outubro), com 56% dos votos contra os 44% do candidato do PSDB, José Serra.