
Os países da União Europeia devem enfrentar "problemas complexos, como a consolidação do orçamento e a redução da dívida. Isto é possível sem prejudicar a recuperação econômica europeia e mundial", disse o presidente da República, Giorgio Napolitano, durante uma declaração à imprensa, após reunião com o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy.
"Dirijo um apelo a todos os chefes de governo e de Estado por ocasião da próxima reunião do Conselho Europeu, para que haja plena e clara demonstração de confiança da Europa em si mesma e na unidade de governos e Estados", acrescentou.
De acordo com Napolitano, as dificuldades registradas na frente econômica nos últimos meses ''têm uma origem especulativa'' e a sua superação pode ''acontecer mediante um trabalho e esforço conjuntos''.
Para o presidente italiano é possível sanear as contas sem prejudicar a recuperação econômica. Ele concluiu afirmando que confia ''no esforço e nas decisões assumidas frente à crise que também atingiu a Grécia''.