Notícias

Presidente italiano Giorgio Napolitano confia nas políticas do primeiro-ministro Mario Monti

O presidente italiano Giorgio Napolitano expressou confiança na capacidade do primeiro-ministro Mario Monti em demonstrar que a Itália é um país "confiável".

O chefe de Estado italiano destacou a experiência do premier, que é economista e já cumpriu a função de conselheiro europeu. 

"Acho que Monti, por sua experiência de governo europeu, tem autoridade para levantar questões junto à UE sobre a maneira de assegurar rigor e crescimento na Europa. Além disso, o decreto aprovado pelo Parlamento é a prova concreta de como a Itália seja confiável inclusive do ponto de vista da dívida pública", observou o chefe de Estado após um passeio de férias com sua mulher ao Museu de Capodimonte, em Nápoles.

O citado decreto aprovado pelo Parlamento italiano prevê ajustes de € 30 bilhões (aproximadamente R$ 70,9 bilhões).

Napolitano também observou que tem havido mais interesse para fechar acordos sobre as reformas econômicas.

"Em relação à fase anterior, há menos resignação com a impossibilidade de se chegar a acordos sobre as reformas, mais abertura e mais contatos em curso, que espero desemboquem em resultados em termos de reformas institucionais e até algumas com implicações constitucionais", comentou o presidente da República.

"Veremos quais serão exatamente as propostas do governo italiano à mesa das discussões preparatórias do Conselho Europeu de fim de janeiro", concluiu.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios