Notícias

Presidente do Conselho Europeu diz ter “plena confiança” de que a Itália resolverá a grave crise

O presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, disse que tem "plena confiança" de que a Itália saberá resolver os problemas financeiros. Em uma publicação na sua conta do Twitter, van Rompuy contou que conversou com o primeiro-ministro designado da Itália, Mario Monti, durante a qual foi avaliada a crise na zona do euro.

"Discutimos a situação atual da zona do euro e, particularmente, da Itália. Expressei a plena confiança na capacidade italiana de superar a situação corrente e de contribuir plenamente para a resolução da crise financeira da zona do euro", escreveu o presidente do Conselho.

"Concordamos em continuar a nossa discussão em um encontro em Bruxelas, na semana que vem", anunciou ele, sendo que o Palácio Chigi, sede do governo italiano, também falou sobre a reunião em um comunicado emitido após a ligação telefônica.

A chanceler alemã, Angela Merkel, ressaltou, por sua vez, que Roma e Berlim têm "desafios comuns" na zona do euro.

Em um comunicado enviado a Monti, Merkel comentou que ele "assume o cargo em um momento difícil para o seu país e para a zona do euro inteira".

A chanceler ainda afirmou que compete ao novo primeiro-ministro "aprovar e realizar as medidas e reformas decisivas e necessárias". 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios