O presidente da Itália, Sergio Mattarella, que está em visita oficial ao Brasil, cobrou que os países do mundo assumam “compromissos” para avançar na luta contra a crise climática na COP30, conferência da ONU que acontecerá em Belém em 2025.
Segundo o chefe de Estado, a realização da cúpula climática na Amazônia lança duas mensagens.
“A primeira é a atenção à preservação da natureza, porque as gerações que virão depois de nós têm o direito de receber um mundo aceitável. A segunda é que o Brasil, com a Amazônia, fornece a si mesmo e ao resto do mundo uma atmosfera limpa e positiva, então o Brasil é credor do mundo nessa contribuição de atmosfera limpa”, disse o líder italiano em entrevista à CNN Brasil.
“O Brasil e a Itália esperam de todos os outros países que assumam concretamente compromissos de avançar a respeito do problema do clima, algo que, neste longo período, não teve grande sucesso”, acrescentou.
Mattarella ainda garantiu que a questão climática está “no centro da atenção do G20 e do G7”, grupos presididos em 2024 pelo Brasil e pela Itália, respectivamente. “Inclusive com colaborações concretas entre Brasil e Itália na pesquisa avançada sobre energia renovável. É um tema em que estamos trabalhando juntos”, afirmou.