Notícias

Presidente da Itália, Giorgio Napolitano, pede combate intenso à máfia italiana

O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, pediu um combate intenso à máfia italiana. "É um pequeno gesto para lembrar que a luta contra a máfia se faz como fazia Giovanni. O fundamento moral e jurídico da batalha de Giovanni é importantíssimo", disse o mandatário em uma referência ao juiz Giovanni Falcone, assassinado por mafiosos por combater a máfia siciliana Cosa Nostra.

Napolitano deu a medalha de Grande Oficial da Ordem do Mérito da República Italiana para a irmã do magistrado, Maria, que tem uma Fundação de combate à influência dessas organizações criminosas nos jovens.

Segundo ela, "para os jovens, Giovanni dizia que a máfia seria vencida completamente no dia que um exército deles fosse educado na legalidade". Maria ainda ressaltou que estava "feliz com o importante reconhecimento institucional porque é um prêmio que se aliava às ideias" do irmão e dedicou a premiação a "todos os professores que me ajudaram a levar o projeto educacional que Giovanni sonhava, em linha com a democracia, a liberdade e a justiça".

Apesar de dar a premiação, Napolitano será ouvido em um processo que investiga as ligações da máfia italiana com o Estado no dia 28 de outubro.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios