
A Grande Ambição”, do diretor Andrea Segre, foram confirmados como os títulos cinematográficos recordistas do “Oscar” do cinema italiano em 2025, com 15 indicações cada para o prêmio “David di Donatello”.
O anúncio foi feito pelos organizadores do evento nos estúdios Cinecittà.
Os dois filmes lideram as indicações, seguidos de “Vermiglio”, de Maura Delpero, e “L’Arte della gioia”, de Valeria Golino, ambos com 14.
O longa de Sorrentino é um drama de fantasia que narra a história de vida de uma mulher napolitana, desde a juventude até os anos em que passa à deriva quando adulta. O longa é descrito como uma obra “focada no percepção que as pessoas têm dos lugares e de si mesmas, além da juventude perdida” do diretor.
“Parthenope” tem no elenco Celeste Dalla Porta, Luisa Ranieri, Stefania Sandrelli, Gary Oldman e Beppe Lanzetta.
Já a obra de Segre conta a história de Enrico Berlinguer (1922-1984), que liderou o Partido Comunista Italiano (PCI) entre os anos de 1972 e 1984, e é estrelado pelo ator Elio Germano.
A cerimônia de entrega das premiações da 70ª edição do “Oscar” italiano será realizada no próximo dia 7 de maio e comandada pela atriz Elena Sofia Ricci e pelo cantor Mika, que substitui Carlo Conti.