Notícias

Políticos e líderes italianos realizam teste de HIV

Políticos e líderes de associações italianas fizeram nesta terça-feira o teste de HIV no hospital San Giovanni-Addolorata, na capital Roma, como parte de um trabalho de conscientização sobre a importância da prevenção à doença realizado no Dia Mundial de Luta contra a Aids.

Participaram da campanha o senador Ignazio Marino, do opositor Partido Democrata (PD), a presidente da organização Di-Gay Project, Imma Battaglia, e o assessor regional de Lazio para as Políticas Sociais, Luigina Di Liegro.

O diretor do Centro de Imunologia Clínica do hospital de Roma, Luigi D´Elia, ressaltou que o centro "acolhe mais de 820 pacientes soropositivos, dos quais 550 recebem tratamento atualmente".

"Nos anos 80, os pacientes com HIV eram discriminados. Depois vieram as terapias, mas a discriminação não acabou. Em 2001 eu mesmo fui criticado por haver transplantado um órgão a um paciente soropositivo", comentou D´Elia.

Segundo ele, naquela ocasião, muitos lhe perguntavam o porquê da cirurgia em benefício de um paciente soropositivo, pois consideravam que o órgão transplantado seria "desperdiçado". "Hoje aquele paciente está muito bem", garantiu.

Nesta terça-feira, por ocasião do Dia Mundial de Luta contra a Aids, a unidade móvel que realiza os testes de HIV se encontra na famosa Piazza del Campidoglio, em Roma. A estrutura montada no local também faz um trabalho de conscientização sobre os riscos de contágio da doença.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios