"O premier Silvio Berlusconi se parece com um jogador de futebol que quer continuar a jogar mesmo depois do apito final", afirma o coordenador do secretariado do Partido Democrata (PD), Maurizio Migliavacca, ao comentar a proposta do primeiro-ministro na carta publicada hoje pelo Corriere della Sera.
Ele ainda acrescenta: "O tempo de seu governo já expirou. Berlusconi teve três anos para fazer as coisas que afirma e não as fez. Além disso, também expirou o tempo de sua credibilidade. O primeiro-ministro busca desesperadamente uma saída".
Sobre a proposta de Berlusconi de alterar o artigo 41 da Constituição, Migliavacca observa: "O problema econômico da Itália não é a Constituição, que garante amplamente a liberdade de iniciativa econômica. Para equilibrar a folha, acredito que a questão seja a redistribuição da renda".
"O tempo de Berlusconi expirou" e sua proposta talvez demonstre o "desespero" de quem busca uma "diversão", opinou por sua vez o vice-secretário do PD, Enrico Letta, em conversa com jornalistas em Montecitorio. "Discutiremos os temas propostos ou com outro premier da centro-direita, ou com Berlusconi em campanha eleitoral", acrescentou.
"Se houver um debate entre Berlusconi e Pier Luigi Bersani (secretário do PD), ele deve ocorrer na televisão, já, imediatamente, sobre as questões centrais da vida política do país. Esta seria uma maneira de não jogar a bola para escanteio, e para chegar aos italianos lidando com as questões reais", acrescentou Letta.