Notícias

POLÍTICA ITALIANA: Chefe de Gabinete do ministro do Interior renuncia ao cargo

O chefe do Gabinete do ministro do Interior da Itália, Giuseppe Procaccini, apresentou sua renúncia ao cargo por causa de seu envolvimento no caso de Alma Shalabayeva, mulher do dissidente cazaque Mukhtar Ablyazov, deportada forçadamente ao Cazaquistão junto com a filha pela polícia italiana.

O ministro do Interior, Angelino Alfano, que recebeu duas moções de censura apresentadas pelos parlamentares do Movimento 5 Estrelas e do partido Esquerda, Ecologia e Liberdade, irá relatar sobre o caso no Senado. O chefe da polícia italiana, Alessandro Pansa, elaborou uma relação sobre o caso Ablyazov, que apresentou para o ministro do Interior, analisando as fases e as passagens burocráticas que levaram à expulsão da mulher e da filha do dissidente cazaque.

"O interesse de todos sobre esse caso é a máxima transparência", afirmou o ministro para as Relações com o Parlamento, Dario Franceschini. Os serviços secretos internos italianos, o Aisi, informaram que não estão envolvidos no caso. O diretor da inteligência italiana, general Arturo Esposito, esclareceu que a operação foi "realizada pela polícia sob pedido do Interpol e Criminalpol".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios