Notícias

Policiais apreendem suposto quadro do pintor barroco Rubens em mostra em Gênova

Os carabineiros do Núcleo de Tutela do Patrimônio Cultural de Gênova apreenderam o quadro “Cristo Ressuscitado aparece para sua mãe”, supostamente do pintor barroco flamengo Peter Paul Rubens (1577-1640), que estava em exposição no Palazzo Ducale.

Segundo as autoridades, quatro pessoas são investigadas por exportação ilícita de obra de arte e o quadro é um dos objetos da ação.

A Procuradoria de Gênova informou que a pintura pertencia a uma família genovesa que vendeu o quadro para um mercador por 300 mil euros. Com isso, ela saiu da Itália como uma pintura genérica que fazia parte da “escola flamenga”, mas em Praga, na República Tcheca, foi autenticada como uma criação de Rubens.

O comprador então revendeu a mesma obra por mais de 3 milhões de euros para uma outra pessoa. Pouco tempo depois, ela retornou para a Itália e foi exposta no Ducale.

O quadro mostra Cristo com duas mulheres, uma delas, sendo Maria. Uma recente radiografia, porém, revelou que sob a superfície há a presença de uma outra imagem feminina, similar do ponto de vista de composição, mas iconograficamente diferente.

A mostra em Gênova foi prorrogada até o dia 5 de fevereiro e, até o momento, o museu é considerado alguém estranho aos fatos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios