Notícias

Artista italiano posa com Putin: “Você é humano como todo mundo”

O artista de rua italiano Ciro Cirullo, conhecido pelo pseudônimo Jorit, conversou com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e posou para uma foto com ele durante um fórum de jovens em Sochi.

“Muitas coisas estranhas são ditas sobre você na Itália”, disse o artista, ao que Putin respondeu: ‘Claro, só não me belisque para ter certeza de que sou uma pessoa real”.

Na sequência, o italiano pediu para o líder russo posar para um foto “para demonstrar à Itália que você é humano como todo mundo e que a propaganda sobre você não é verdadeira”.

“Quando pintei um mural em Nápoles retratando Dostoiévski, a grande mídia italiana me atacou. Há muita pressão sobre os artistas e figuras culturais italianas que tentam dizer que o povo russo não é como a propaganda os retrata”, ressaltou.

Jorit é conhecido na Itália principalmente por diversas obras emblemáticas, incluindo um mural de uma criança chorando sob as bombas em Mariupol, o porto ucraniano do Mar Vermelho, na região de Donetsk, conquistado pelas tropas russas em 2022.

“A ideia era mostrar os problemas das crianças de Donbass para o mundo inteiro”, contou ele, enfatizando que “a mídia ocidental muitas vezes distorce a realidade, falam do sofrimento das crianças em um país, por exemplo, mas calam-se sobre o que se passa no país vizinho”.

Durante o evento, Putin destacou que a Rússia e a Itália estão unidas pelo amor à arte e pelo “desejo de liberdade”.

Esta é a segunda vez em cerca de duas semanas que o líder russo enfatiza a proximidade entre os dois países, como fez em 20 de fevereiro em uma conversa com a estudante Irene Cecchini em um fórum em Moscou. Logo após, o vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, comentou as palavras do líder russo.

“A propaganda era a arte da KGB, a desinformação era a arte da URSS e evidentemente ainda há alguém na Rússia que usa esta arte para tentar colocar outros em dificuldades. A Itália está do lado da Ucrânia, mas isso não significa que estamos em guerra com o povo russo. O povo italiano é amigo do povo russo, mas não queremos que o exército russo invada a Ucrânia”, afirmou. Também foi inaugurado na cidade russa de Sochi um grande mural da atriz Ornella Muti, criado por Jorit, em cerimônia que contou com a presença da artista. O retrato de Muti está localizado na parede de um prédio na rua Khudyakov e foi criado como parte de um festival de arte de rua que contou com a participação de 25 artistas de 11 países. “Quando pensei numa forma de aproximar a Itália e a Rússia, pensei na grande atriz Ornella Muti”, contou Jorit, citado pelos meios de comunicação russos.

A atriz, cuja avó materna era de São Petersburgo, é muito popular na Rússia e nos últimos dias esteve em Moscou para participar da Fashion Week, onde sua filha Naike Rivelli desfilou como modelo.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios