
A Itália, contando com dois gols de Rossi, norte-americano com cidadania italiana, bateu os Estados Unidos, de virada, por 3 a 1 no encerramento da primeira rodada do Grupo B da Copa das Confederações.
O primeiro tempo foi arrastado, sem maiores chances para as duas equipes, e só teve dois momentos de maior importância, ambos dos Estados Unidos.
O primeiro foi a expulsão de Clark, aos 33 minutos, após entrada violenta em Gattuso, e a segunda, quando todos esperavam um time italiano partindo para cima, foi o gol de pênalti, cometido por Chiellini em Altidore e convertido por Donovan, aos 41 minutos.
O segundo tempo começou da mesma forma que a primeira etapa, com os estadunidenses fechados atrás, e a "squadra azzurra" mostrando-se cansada. Mas, a partir dos 12 minutos, com as entradas de Montolivo e Rossi nos lugares, respectivamente, de Camoranesi e Gattuso, o jogo mudou.
Rossi, em seu primeiro lance, mandou um petardo de fora da área, sem chances para o goleiro Howard, empatando a partida. Aos 26, em mais um belo gol em chute de longe, De Rossi virou, e aos 49, em jogada de Pirlo, Rossi fechou o placar.
Finalizada a primeira rodada os italianos lideram a chave ao lado do Brasil, com três pontos, mas na frente por saldo de gols.
O próximo embate será ante o Egito.
As escalações:
USA (4-4-2): Howard; Spector, DeMerit, Onyewu e Bornstein (Kljestan); Feilhaber (Beasley), Bradley, Clark e Dempsey; Donovan e Altidore (Davies)
Treinador: Bradley
Itália (4-3-3): Buffon; Zambrotta, Legrottaglie, Chiellini e Grosso; Gattuso (Rossi), De Rossi e Pirlo; Camoranesi (Montolivo), Gilardino (Luca Toni) e Iaquinta
Treinador: Lippi.
Árbitro: Pozo (Chile)
Brasil sofre mas vence o Egito por 4 a 3
O primeiro duelo do dia teve o Brasil jogando muito bem nos 45 primeiros minutos, abrindo 3 a 1, gols de Kaká aos 5 minutos, Luis Fabiano aos 12 e Juan aos 37, e Zidan descontando aos 8.
Porém, quando parecia que os brasileiros goleariam no segundo tempo, os africanos voltaram pressionando e com dois gols em menos de um minuto, com Shawki aos 9 e Zidan aos 10, empataram e se aproximaram da vitória.
No entanto, aos 46 minutos, Kaká, de pênalti, fez o gol da vitória da "seleção canarinho", e trouxe alívio ao grupo de Dunga.
No duelo da próxima quinta-feira, pela segunda rodada, os brasileiros enfrentarão os Estados Unidos.