
Um político italiano saiu em defesa aos ideias do atirador norueguês Anders Behring Breivik, afirmando que são "boas" e outras "ótimas".
O deputado Mario Borghezio é membro da Liga do Norte, partido de extrema-direita e faz parte do governo de Silvio Berlusconi. Segundo Borghezio, ele concorda com Breivik "na oposição ao Islã e na sua acusação explícita de que a Europa se rendeu antes meses de lutar contra a islamização".
"Algumas das ideias que ele expressou são boas, exceto a violência. Algumas outras são ótimas", disse o polítcio à rádio II Sole-24 Ore. As declarações causaram revolta por toda a Europa e membros da oposição pedem a renúncia de Borghezio.
Comissão de investigação
O primeiro-ministro da Noruega, Jens Stoltenberg, informou a criação de uma comissão independente para investigar as circunstâncias dos atentados que mataram 76 pessoas.
A decisão do governo norueguês veio após críticas da atuação da polícias nas investigações sobre o caso. O chefe da equipe policial Haarvad Gaasnbak afirmou que está orgulhosos do das ações feitas até o momento.