
Ciao a tutti, come và?
Estamos terminando o terceiro mês de 2021, vivenciando momentos difíceis da pandemia do Covid-19 no Brasil.
Mas fica a pergunta: como está a situação da pandemia na Itália? Quais são as perspectivas?
Um estudo do Instituto de Saúde Superior do Ministério da Saúde Italiano e da Fundação Kessler acredita que em agosto de 2021 há probabilidade das coisas começarem a voltar à normalidade na Itália.
Esse estudo se apega principalmente na manutenção e aumento do ritmo de vacinação e a volta da condição de infecção ao patamar de 50 para cada mil habitantes.
Até agora, a meta de vacinação está na metade do esperado, mas o ritmo de vacinação vem aumentando e, esse estudo otimista, é verdade, considera que se as coisas continuarem nesse cenário, as novas morte somaria de hoje até o fim da pandemia entre 10 e 30 mil pessoas, letalidade semelhante à da gripe.
O estudo acredita que a situação “Zero-Covid” só seria alcançada realmente março de 2022, ou seja, daqui um ano.
Evidentemente esse estudo pode ser taxado de “muito otimista”. Todavia, vale lembrar, que a empresa TAP (Transportes Aéreos Portugal) anunciou essa semana o retorno das rotas de voos entre Brasil e Portugal e entre EUA e Portugal, cerca de mais de 50 voos semanais para cada um desses países a partir de agosto de 2021.
Coincidência? Talvez. Mas torcemos demais para que essas projeções sejam certeiras, e que de alguma forma também possam refletir no nosso Brasil.
Arrivederci!
Dr. Rodrigo Capobianco é advogado ítalo-brasileiro e colaborador do portal Rádio Italiana.