
Pela primeira vez em quatro séculos, no próximo domingo (15) se celebrará em Roma uma missa solene em memória a Galileu Galilei, anunciou a World Federation of Scientist (WFS).
A missa, informa o comunicado da WFS divulgado pela sala de imprensa da Santa Sé, será oficiada na basílica romana de Santa Maria degli Angeli por monsenhor Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho para a Cultura.
Galileo Galilei (1564-1642), físico, filósofo, astrônomo e matemático, foi processado pela Igreja por causa de suas críticas à filosofia natural de Aristóteles e, mais particularmente, pelo seu geocentrismo (a teoria astronômica pela qual a Terra era um ponto fixo, com o Sol girando ao seu redor), que a hierarquia eclesiástica assumiu como própria, com base na sua leitura das Sagradas Escrituras. Por isso foi acusado de herege e obrigado a abjurar de suas concepções astronômicas e a passar o resto de sua vida no isolamento.
A basílica de Santa Maria degli Angeli foi realizada em 1562 por Michelangelo Buonarroti (1465-1564), que reestruturou a sala central das Termas de Diocleciano a pedido do papa Pio IV.