A polêmica participação do astro de Hollywood John Travolta no Festival de Sanremo, principal concurso musical da Itália, em fevereiro passado, causou uma multa milionária para a emissora italiana RAI por publicidade oculta.
O astro de “Grease” e “Os embalos de sábado à noite” era um dos convidados mais aguardados da edição de 2024 do evento, mas sua participação ficou marcada por um momento inusitado – para muitos, constrangedor -, no qual ele teve que dançar a música infantil “Il ballo del qua qua”, cuja versão brasileira “Baile dos Passarinhos” ficou famosa pelas mãos de Gugu Liberato.
Na ocasião, as câmeras focalizaram os tênis de Travolta, da marca italiana U-Power, enquanto ele estava no palco do Teatro Ariston, o que muitos cogitaram ser uma propaganda oculta.
Rumores apontaram que o ator teria recebido 400 mil euros pela participação, mas a direção artística do concurso musical negou.
Para a Comissão de Serviços e Produtos da Autoridade de garantias das Comunicações, este foi um “episódio gravíssimo” de publicidade oculta e, portanto, aprovou uma multa de 206 mil euros à RAI pela “violação das disposições relativas à correta divulgação de mensagens publicitárias”.
Segundo a autoridade, a decisão foi tomada levando em consideração a reiteração da conduta da RAI, já sancionada por casos de publicidade oculta durante a última edição do Festival de Sanremo.