
O Vaticano afirmou que o Papa Francisco, internado desde a semana passada para tratar uma infecção respiratória, apresenta um “quadro clínico complexo”.
Em boletim, a Sala de Imprensa da Santa Sé apontou que resultados de exames demonstraram uma “infecção polimicrobiana nas vias respiratórias, que determinou uma nova mudança no tratamento”.
“Todos os exames realizados até o momento indicam um quadro clínico complexo e que exigirá uma internação hospitalar adequada”, acrescentou a nota.
Apesar disso, segundo o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, o humor de Francisco é “bom”. Cerca de duas horas antes, o mesmo Bruni havia dito que o pontífice de 88 anos descansara “bem” e passara “uma noite tranquila” no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, dedicando a manhã “à leitura de jornais”.
Jorge Bergoglio vinha apresentando sintomas respiratórios havia várias semanas, mas resistia à hipótese de ser hospitalizado. Na última sexta, diante da persistência da bronquite, decidiu ir ao Agostino Gemelli, conhecido como “hospital dos papas”, e foi diagnosticado com uma infecção nas vias respiratórias.