
O Papa Francisco apresentou melhoras na capacidade de fala e reduziu o uso de oxigênio de alto fluxo, de acordo com boletim divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé.
O pontífice de 88 anos passou quase 40 dias internado para tratar uma pneumonia nos dois pulmões que o deixou à beira da morte, mas recebeu alta em 23 de março e, desde então, está em repouso na Casa Santa Marta, sua residência oficial.
Segundo o Vaticano, a situação do Papa é “estacionária” do ponto de vista médico, porém com exames de sangue “dentro da norma” e “leves melhoras” na fala, que ficou comprometida por causa da pneumonia.
Além disso, Francisco passou a usar oxigênio de alto fluxo apenas durante parte da noite. No restante do dia, ele utiliza uma oxigenação mais corriqueira, de acordo com a Sala de Imprensa da Santa Sé.
Jorge Bergoglio, segundo o Vaticano, continua as fisioterapias motora e respiratória, com “leves melhoras diárias”, e alterna os tratamentos com momentos de oração e repouso. O Papa também tem celebrado diariamente uma missa na capela do segundo andar da Casa Santa Marta, onde fica seu apartamento.
O pontífice ainda não recebe visitas, mas continua a trabalhar com os documentos relativos aos vários dicastérios da Cúria Romana. A Santa Sé, no entanto, ainda não confirmou se Francisco conseguirá participar das celebrações da Semana Santa, entre 13 e 20 de abril. “É prematuro discutir isso”, afirmou o Vaticano.