
O Papa Francisco, internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, para tratar de uma persistente bronquite diagnosticada no início de fevereiro, foi diagnosticado com uma infecção respiratória, mas está “sereno e de bom humor”.
A informação foi divulgada pela Sala de Imprensa do Vaticano, após o Pontífice ter sido submetido a exames especializados durante o dia.
“Após o agravamento de sua bronquite nos últimos dias, o Santo Padre passou por exames especializados e iniciou terapia farmacológica hospitalar”, diz a nota.
Segundo o comunicado da Santa Sé, os resultados dos “primeiros exames realizados demonstram uma infecção do trato respiratório”. As condições clínicas do líder da Igreja Católica “são discretas”, e ele tem “uma leve febre”.
“O Papa está sereno, está de bom humor, até leu alguns jornais”, acrescentou o diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Matteo Bruni.
Francisco foi hospitalizado para “realizar necessárias avaliações diagnósticas e prosseguir o tratamento em ambiente hospitalar”. Ao longo dos últimos dias, uma bronquite impediu que o religioso lesse catequeses durante celebrações no Vaticano.
Mais cedo, o argentino de 88 anos chegou a realizar suas audiências matinais na Casa Santa Marta, residência oficial do pontífice, assim como tem feito desde o fim da semana passada para evitar deslocamentos, e depois prosseguiu para o Agostino Gemelli.
Fontes próximas a Jorge Bergoglio ouvidas pela agência Ansa, revelaram que a expectativa é de que a internação, provavelmente no décimo andar do centro médico, conhecido como “hospital dos papas”, possa durar até cinco dias.