
O Papa Francisco retomou as reuniões com dirigentes da Cúria Romana na Casa Santa Marta, residência oficial do pontífice no Vaticano e onde ele tem permanecido recluso desde que deixou o hospital, em 23 de março.
Segundo boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé, o líder católico “prossegue suas atividades de trabalho, está em contato com os diferentes dicastérios e recebe documentação” em seu apartamento.
“Nos últimos dias, lentamente está retomando algumas reuniões. O Pontífice recebeu o cardeal [Pietro] Parolin, secretário de Estado”, diz o comunicado.
Do ponto de vista clínico, o Papa apresenta um “quadro estável”, com “as pequenas melhoras notadas, quando Francisco fez uma aparição surpresa em uma missa na Praça São Pedro, sobretudo “na parte motora, respiratória e em relação à voz”.
“A oxigenação, como já mencionado: de alto fluxo à noite apenas quando necessário. Os tratamentos continuam, especialmente o motor e o respiratório”, ressalta o boletim.
Com 88 anos de idade, Jorge Bergoglio passou quase 40 dias internado devido a uma pneumonia bilateral provocada por uma infecção polimicrobiana, e os médicos recomendaram repouso pelo menos até o fim de maio.