Notícias

Prefeita italiana promete decisão sobre estádio da Roma até março

A prefeita Virginia Raggi afirmou que os procedimentos para a aprovação do projeto de construção do novo estádio da Roma devem ser concluídos até o próximo dia 3 de março.   

Segundo ela, o poder municipal está concentrado na "revisão final" da proposta da arena, que será levantada no bairro de Tor di Valle, na zona sul de Roma, e terá capacidade para 60 mil pessoas. O projeto também prevê uma área de entretenimento com lojas, restaurantes e espaço para eventos. No início de fevereiro, a Prefeitura de Roma deu um parecer desfavorável à realização do estádio, alegando problemas em relação à "segurança viária e hidráulica" e "carência" de estacionamentos, viabilidade, transporte público e documentos.   

As objeções revoltaram a Roma e fizeram o clube giallorosso iniciar uma ofensiva nas redes sociais e na imprensa, capitaneada pelo ídolo Francesco Totti e pelo técnico Luciano Spalletti, para pressionar Raggi.   

"Estamos muito concentrados na revisão final do projeto para a realização do estádio. Com base em um percurso para concluir o procedimento até 3 de março, iniciamos trabalhos técnicos com os proponentes. O objetivo é trabalhar com determinação na viabilidade do projeto, respeitando as regras", escreveu Raggi no site oficial da Prefeitura.   

O vice-presidente da Câmara dos Deputados da Itália, Luigi Di Maio, expoente do Movimento 5 Estrelas (M5S), o mesmo partido da prefeita de Roma, também garantiu que o estádio será feito.   

"Esse é o nosso objetivo. Como será feito, vai depender das tratativas em curso para respeitar os valores do nosso programa", destacou.   

O principal temor alegado por Raggi é de que a arena do clube giallorosso dê início a um processo de especulação imobiliária e gentrificação no bairro de Tor di Valle. Nas últimas semanas, a prefeita tem enfrentado uma enorme crise política devido a supostas irregularidades na nomeação de seu gabinete.   

A própria Raggi é investigada por abuso de poder e falso testemunho, e um assessor de destaque da Prefeitura, o secretário de Urbanismo Paolo Berdini, foi flagrado chamando a chefe municipal de "despreparada" e sugerindo que ela tinha um caso com seu ex-chefe de gabinete Salvatore Romeo.   

Berdini seria justamente o responsável por analisar o projeto do estádio da Roma, mas é provável que seja demitido nos próximos dias.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios