A Eurostar pediu aos viajantes com passagens que não se dirijam às estações de Londres ou de Paris porque a neve vem atrapalhando o tráfego de trens sob o canal da Mancha e, assim, a absorção do fluxo de passageiros. Os problemas na Eurostar se somam ao caos aéreo provocado pela neve nos principais aeroportos europeus, que se viram obrigados a cancelar ou atrasar voos por causa da onda de frio.
"Pedimos aos passageiros com reservas de embarque pela Londres St. Pancras ou pela Paris Norte que não se desloquem até essas estações. Infelizmente, não podemos aceitar mais passageiros", explicou a companhia em seu site.
Os trens que circulam pelo túnel sob o canal da Mancha sofrem nesta segunda-feira atrasos de até duas horas por causa dass condições meteorológicas adversas, que obrigaram a Eurostar a cancelar várias das viagens previstas.
Na estação internacional de Saint Pancras, na capital britânica, a fila de passageiros com bilhete tinha mais de um quilômetro e rodeava o edifício de tijolos vermelhos. Por causa das baixas temperaturas que assolam a capital britânica, as famílias com crianças eram as únicas autorizadas a esperar no interior.
"Há uma fila muito grande", reconheceu um porta-voz da Eurostar, explicando que a companhia se esforçava para fazer com que os passageiros que já estavam na estação embarcassem. A companhia deve divulgar ainda nesta segunda-feira novas informações sobre o tráfego para os próximos dias, mas já advertiu que o serviço será "restrito" durante o restante da semana.
Milhares de passageiros passaram a noite presos em aeroportos por toda a Europa, enquanto mais voos eram cancelados nesta segunda-feira por causa da neve e do gelo que pintaram de branco o velho continente, preocupando viajantes que pretendem embarcar no Natal.
Após um fim de semana de caos nos principais centros europeus, como Londres, Paris, Frankfurt, Amsterdã e Bruxelas, os aeroportos correm contra o tempo para colocar os voos em dia – e os passageiros no ar – antes de 25 de dezembro.
Muitos precisaram pernoitar nos terminais no domingo, enquanto as aeronaves não conseguiam sequer chegar aos aeroportos onde deveriam estar. O aeroporto londrino de Heathrow, o mais movimentado terminal internacional de passageiros do mundo, reabriu após um final de semana de pesadelo, mas ainda opera "com um cronograma limitado de pousos e decolagens", segundo as autoridades.
Na Itália, os aeroportos de Florença e Pisa foram reabertos temporariamente depois de permaneceram fechados durante todo o fim de semana.
*Com AFP